Curiosidades

Mitos e Curiosidades sobre o Chocolate

 

Dia Mundial do Chocolate 


1- Chocolate é um termo grego que significa “alimento dos Deuses” mas começou por se chamar “Theobroma”.

2- A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau. O país africano cultiva o equivalente a 32% da produção mundial.

3- Diz-se que a primeira chocólatra do mundo foi a princesa espanhola Ana de Áustria. No início do século XVII, o chocolate ainda era somente uma bebida à base de cacau mas a princesa não passava um dia sem a sua dose e é considerada a responsável pela chegada do chocolate à França.

4- Na Europa do século XVI, o chocolate era recomendado como remédio para curar febres, aliviar dores de estômago e refrescar o corpo nos dias quentes.

5- O chocolate branco não é chocolate de verdade! É feito com a manteiga do cacau misturada com leite e açúcar.

6- Na Suíça, cada cidadão consume em média 10kg de chocolate por ano.

7- O chocolate estimula a produção de hormonas semelhantes às que são produzidas quando estamos apaixonados. Ele ajuda no combate à depressão, à hipertensão, aos tumores e ao stress.

8- Chocolate já foi mais valioso que o ouro e a prata no império asteca.

9- Portugueses comem cerca de 1,5kg de chocolate por ano

 

Chocolate diet é menos calórico do que o normal?

Se você deseja eliminar ou manter peso, não se iluda achando que poderá esbanjar de chocolate diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas diabéticas, pois ele não contém açúcar na composição. Assim, no lugar deste ingrediente, a gordura é adicionada e dependendo do fabricante do chocolate, ele poderá ter valor calórico menor, igual ou maior do que o normal, além do sabor ser diferente do chocolate normal, devido à adição de adoçantes. Portanto, se você está de olho no seu visual, a dica é escolher o chocolate que você mais gosta e consumi-lo moderadamente.

Chocolate meio amargo contém menos açúcar que o ao leite?

Não. Embora muitas pessoas acreditem que o chocolate meio amargo tenha sabor levemente amargo porque é fabricado com menos açúcar do que o chocolate ao leite, isso não é evidente. O chocolate meio amargo possui maior quantidade de massa de cacau e não contém leite, o que lhe garante sabor característico e coloração mais escura, se comparado com o ao leite.

Existe chocolate hidrogenado?

Não. O que existe é a cobertura para derreter sabor chocolate. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável pela legislação brasileira de alguns alimentos, inclusive o chocolate. Ela declara que só podem ser chamados "chocolates" produtos que contenham manteiga de cacau na sua composição, sem a adição de gorduras e óleos estranhos ao produto. Como na cobertura hidrogenada, a manteiga de cacau é substituída por gorduras vegetais, não existe "chocolate hidrogenado", mas sim cobertura hidrogenada sabor chocolate.


Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais